O que fazer em Gramado em 3 dias – roteiro rápido e encantador
- Vagner Soares
- 23 de jul.
- 3 min de leitura
Está planejando sua viagem para a Serra Gaúcha e não sabe por onde começar? Gramado é um dos destinos mais amados do Brasil e, mesmo em poucos dias, é possível viver experiências incríveis. Neste roteiro prático de 3 dias, você vai descobrir o que fazer em Gramado aproveitando o melhor da cidade – com dicas que servem tanto para quem vai pela primeira vez quanto para quem quer explorar novas possibilidades.
Dia 1 – Centro de Gramado, atrações clássicas e gastronomia local

Manhã:
Comece seu passeio explorando o coração da cidade.
Rua Coberta: ponto turístico icônico, ideal para fotos e um café da manhã tranquilo.
Igreja Matriz São Pedro: bela construção em pedra basáltica, cartão-postal de Gramado.
Fonte do Amor Eterno: coloque seu cadeado do amor ou apenas admire o clima romântico.
Tarde:
Mini Mundo: parque ao ar livre com réplicas em miniatura de construções reais.
Lago Joaquina Bier: ótimo para relaxar e caminhar.
Noite:
Jantar em um restaurante típico. Que tal uma sequência de fondue ou um galeto ao primo canto?
Uma opção que não pode faltar em seu roteiro é uma noite de fondue! O prato típico é garantia de uma experiência cheia de sabor e história! Aproveite para reservar ingressos para espetáculos noturnos como shows de luzes e musicais — eles costumam esgotar nos finais de semana!
Dica: Quem se hospeda próximo ao centro consegue fazer grande parte do roteiro a pé ou com um carro alugado, facilitando os deslocamentos.
Dia 2 – Cultura, natureza e tour pelas tradições
Manhã:
Visite o Mundo a Vapor, em direção a Canela, e conheça o funcionamento das máquinas industriais em miniatura. Do ladinho também tem a famosa roda gigante de Canela! vale muito a pena conferir.
Dirversão e muita cultura: o complexo Mundo a Vapor é uma aventura para toda a família. Faça uma parada no Castelinho Caracol para provar o famoso apfelstrudel.
Tarde:
A Cascata do Caracol é, com certeza um dos cartões postais mais famosos da Serra Gaúcha e certeza de uma aventura inesquecivel com lindas trilhas e muita natureza.
Noite:
Após um dia intenso, escolha uma noite tranquila em um bistrô charmoso da cidade.
A Rua Coberta é destino certo para quem procura boa comida e momentos inesquecíveis. Dica: Esse tour pode ser contratado com antecedência, com retirada no hotel e parcelamento. Vale se organizar para não perder.
Dia 3 – Encantos naturais e diversão em família
Manhã:
Caminhe no Lago Negro, alugue um pedalinho ou apenas aproveite a vista.
O Lago Negro é um dos principais cartões postais de Gramado, conhecido por suas águas escuras e circundado por árvores, principalmente pinheiros e hortênsias. Visite o Le Jardin Parque de Lavandas – um espaço encantador com jardins, estufas e loja temática.
Tarde:
Escolha um parque temático:
Para crianças: Aldeia do Papai Noel, Snowland ou Dreamland Museu de Cera
Para adultos: Vinícola Ravanello, Chocolaterias artesanais, ou tour por lojas de malhas e couro.
Noite:
Encerramento com chave de ouro: reserve um jantar especial com música ao vivo ou faça um tour gastronômico. Uma oção divertida para toda a familia é um dos muitos restaurantes temáticos da cidade.

Dica: Serviços como motorista particular, lavanderia e até cozinheira podem tornar sua estadia ainda mais prática e confortável. Há agências locais que oferecem todos esses serviços personalizados.
Quer sugestões e idéias para roteiros? Fale conosco pelo WhatsApp:
Comentários